Araranguá é sede da Reunião Metropolitana da FCDL

19/06/2019

Aconteceu em Araranguá na última terça-feira (18), a Reunião Metropolitana da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Santa Catarina. O encontro foi realizado no Hotel Becker, a partir das 13h, reunindo presidentes ou representantes das CDLs dos municípios do extremo sul catarinense que fazem parte dos 28º, 29º, 30º e 31º Distritos.

A Reunião Metropolitana é um modelo de trabalho criado pela FCDL que tem o objetivo de dar celeridade às demandas necessárias para o desenvolvimento do varejo e da sociedade. Aberto e conduzido pelo Assessor Institucional da FCDL, João Carlos Dela Roca, o evento teve como primeiro assunto a apresentação, pelo Sebrae/SC, de um projeto piloto onde as duas entidades são parceiras, e que foi implantado inicialmente em Florianópolis e Rio do Sul. O objetivo do projeto, que pode ser adaptado à realidade de cada região, é trazer soluções na área de gestão e inovação. No assunto seguinte da pauta, Dela Roca apresentou alguns números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), fazendo a comparação entre maio de 2018 e maio de 2019. O número de consultas realizadas pelas CDLs de todo o Estado, por exemplo, que era de 105 mil em 2018, passou para 140 mil. As regularizações também tiveram um acréscimo significativo, passando de 95 mil para 126 mil de um ano para o outro. Segundo Dela Roca, “isso representa o reflexo da melhora na economia.” O Assessor Institucional da FCDL revelou ainda que 44.163 é o número de empresas associadas às CDLs de todo estado atualmente. Ele trouxe também informações a respeito do investimento realizado pela federação em cursos, seminários e workshops, num total de R$ 252 mil em 2018 e que naquele ano foram realizados 493 workshops. Dela Roca falou sobre alguns produtos do SPC oferecidos às CDLs, entre eles o SPC Crediário, que permite fidelizar o cliente através do investimento no crediário da própria loja; a Certificação Digital; a CDL empregos, que possui hoje mais de 2 mil currículos à disposição dos associados; criação de campanhas promocionais que podem ser baixadas no site da FCDL; apoio na regularização de promoções de sorteios de brindes; treinamentos online; assessoria parlamentar visando os interesses da classe lojista; e projetos de cunho social, como o Recicla CDL, que busca a conscientização sobre a coleta seletiva, reciclagem e destinação correta do lixo.

O assunto Pautas Distritais foi conduzido pelo Vice-Presidente da Coordenação Distrital, Olair Klenz, onde foram apresentados os principais temas de cada distrito. A presidente da CDL de Criciúma, Andrea Gazola Salvalaggio, demonstrou preocupação com os constantes assaltos realizados aos lojistas, nos ônibus que vão a São Paulo. Aproveitou a oportunidade e fez o convite para que todos participem no dia 1º de julho, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, do movimento lojista que irá pedir alguma solução nesse sentido. O 30º Distrito, do qual Araranguá faz parte, falou sobre a qualificação do comércio e maiores informações a respeito do Cadastro Positivo, que está em vias de ser implantado mas que ainda traz muitas dúvidas. O presidente da CDL de Turvo, Roberto Maragno, disse que está sendo realizado em seu município, em parceria com a prefeitura, o Curso de Conversação em Espanhol voltado para o comércio. Segundo ele, o município está se adiantando, pois quando a obra da BR-285, que faz a ligação entre Rio Grande do Sul e Santa for concluída, deverá gerar uma demanda de turistas que passarão pela região. “Estamos nos preparando para receber esses turistas”, disse Maragno. Falando a respeito da importância das CDLs nas questões sociais, Luiz Gonzaga Pereira, presidente da CDL de Araranguá, pediu aos Diretores Distritais que se organizem no sentido de que sejam trazidas soluções para a região. “Fazemos parte de fóruns, reuniões e conselhos que acabam discutindo problemas de fora de nossa região”, disse ele. O diretor do 30º Distrito, Ademilson Catelli, entre outros assuntos, destacou a falta de participação das CDLs dos pequenos municípios em eventos importantes promovidos pela FCDL, a exemplo da última convenção estadual e da própria Reunião Metropolitana.

Encerrando o encontro, foi sugerido que a próxima Reunião Metropolitana da região seja realizada na cidade de Praia Grande, o que foi aclamado por todos, em data a ser agendada.